Pular para o conteúdo principal

Dicas para preparar o chá perfeito!

  • Evite recipientes de ferro ou alumínio, pois vestígios podem acabar se misturando ao chá, e podem acabar sendo, inclusive, prejudiciais à saúde. Opte por recipientes de vidro, porcelana, louça, barro ou esmaltados.
  • Use água mineral ou filtrada na preparação do seu chá.
  • Consuma o seu chá em até no máximo 24 horas. Após esse tempo, ele começa a fermentar, ainda que na geladeira.
  • Procure tomar os chás uma hora antes ou duas horas depois das refeições (com exceção de chás digestivos ou que estimulam apetite),
  • Consuma o seu chá quente ou morno.
  • Evite adoçar o seu chá. Se for adoçá-lo, use mel ao invés de açúcar ou adoçante.
  • Após o tempo da infusão ou cozimento, coe o chá para que as ervas não continuem cozinhando na água.
  • A quantidade padrão de proporção para preparar o chá é de 2 colheres de sopa rasas de erva seca ou 4 colheres de sopa rasas de folhas verdes para cada litro de água. Porém, a quantidade pode variar de acordo com seu gosto, ou sua nutricionista pode ter passar uma quantidade específica de acordo com sua idade e objetivo.
  • Nunca consuma chás em excesso sem orientação, pois alguns podem causar danos à saúde se tomados em grandes quantidades ou por muito tempo.
  • Confira sempre se há contraindicações antes de tomar o seu chá. Mulheres grávidas devem ficar especialmente atentas, já que alguns chás podem causar danos ao bebê ou contrações no útero (que podem levar a um aborto).
Você pode preparar o seu chá por infusão, por decocção ou por maceração. Chás de raízes, talos e cascas são preparados de forma diferente de chás de flores, frutas, ervas e ramos, por exemplo, pois precisam de mais tempo para cozinhar e liberar seus ingrediente

Infusão (Indicado para plantas que não podem ser fervidas. Normalmente frutos, flores e folhas (também pode ser usado para outras partes das ervas).

Separe a quantidade de ervas a ser utilizada. Aqueça a água até a fervura e depois a despeje sobre as ervas. Tampe o recipiente e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe e sirva.
No caso do chá verde, a infusão deve ser de 1 a 2 minutos, para evitar que o chá fique muito amargo. E no caso do chá preto, a infusão deve ser de 2 a 4 minutos, também para evitar que o chá acabe muito amargo.

Decocção (Indicado para plantas que não liberam seus princípios ativos em baixas temperaturas. Geralmente cascas, raízes, sementes e frutos secos.

Separe a quantidade de ervas a ser utilizada. Leve ao fogo a água juntamente com as ervas. Quando começar a ferver, deixe em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Para partes mais duras, deixe cozinhar de 15 a 30 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar em repouso por alguns minutos, coe e sirva.

Maceração (Indicado para plantas que demoram mais para liberar seus princípios ativos).

Separe a quantidade de ervas a ser utilizada e amasse bem. Adicione água e deixe em maceração. Partes tenras da planta, como flores, sementes e folhas, devem ficar por no mínimo 12 horas. Cascas, talos e raízes macias devem ficar por no mínimo 18 horas. Cascas, raízes e talos grossos ou duros devem ficar por no mínimo 24 horas.
Na hora de escolher qual chá tomar, leve em consideração o momento do dia. De manhã, opte por chás energéticos. Após o almoço, escolha chás digestivos. E após o jantar procure chás calmantes, que ajudem a dormir, e evite chás com cafeína, como o chá preto. Você também pode escolher o seu chá com objetivos específicos. Separei alguns chás e objetivos comuns abaixo para te ajudar.