Pular para o conteúdo principal

Propriedades e benefícios do chá de samambaia

Com nome científico de Dryopteris filix-mas, a samambaia é uma planta que pode atingir até 1,5 m de altura. Seu caule é fino, verde e suas folhas tem o formato de lanças finas.
A samambaia é uma planta comumente utilizada na decoração de ambientes. Elas são epífitas, ou seja, vivem em cima de outras árvores, mas se dão muito bem em vasos e espaços residenciais. Apesar dessa característica estética, a samambaia tem um alto poder de cura.
A comunidade indígena do Brasil e de outros países da América do Sul, fazem uso da samambaia no combate a doenças relacionadas ao sistema respiratório. Entre os problemas mais comuns estão a bronquite e asma. Outra área na qual a samambaia atua é em dermatites, como a psoríase.
O uso popular da samambaia contra a febre também é eficaz uma vez que ela provoca o suor excessivo, que regula a temperatura interna do corpo, evitando problemas maiores como convulsões.
Para combater enfermidade pode-se fazer o chá da samambaia de duas maneiras
A samambaia tem um alto poder de cura (Foto: depositphotos)
Algumas indicações do seu uso afirmam que ela combate vermesproblemas no fígado e dores reumáticas.

Como fazer o chá de samambaia

chá de samambaia pode ser feito de duas formas: a primeira é macerar a raiz e deixar maturar por 24h para ser consumida somente no outro dia. Já a raiz seca pode ser inserida em água fervente por cerca de cinco minutos (5g). Depois disso, a panela deve ser mantida fechada por outros 10 minutos para apurar mais a mistura.

O chá não pode ser consumido por pessoas que sofrem de anemia, gastrite, doenças do coração e do intestino. Gestantes e lactantes, além de crianças menores de 2 anos e idosos fragilizados também não devem tomar o chá de samambaia.

Como cultivar samambaia em casa

Para manter a samambaia verdinha e saudável é preciso ter alguns cuidados no seu cultivo. Mantenha o solo no qual ela está plantada levemente úmido e rico em matéria orgânica. Coloque no vaso: areia, turfa e composto orgânico.
A samambaia precisa de luz para realizar a fotossíntese, portanto, mantenha-a sempre próxima a janelas, mas sem receber luz diretamente. O vento pode queimar as folhas, desta forma é melhor não colocá-la próxima a correntes de ar. Regue-a frequentemente, mas não deixe o vaso encharcado.