Pular para o conteúdo principal

8 chás para fazer uma ‘limpeza’ no seu organismo

Quente ou gelado, o chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo e oferece diversos nutrientes e substâncias antioxidantes que protegem o organismo do envelhecimento precoce e algumas doenças.
Além disso, alguns chás contêm propriedades diuréticas que nos ajudam a eliminar as impurezas que possam prejudicar o nosso organismo.

Cuidados com o fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, pois tem as funções de: filtrar o sangue, sintetizar o colesterol, produzir proteínas nobres, secretar a bile, armazenar a glicose, desintoxicar o organismo e outros.
Cuidar da maior glândula do nosso corpo é essencial, pois, se estiver com algum problema, o fígado pode causar sintomas como dor de cabeça, incapacidade de concentração, asma, depressão, enjoos, mau humor, má digestão, dentre outros.
Para cuidar do fígado, podemos adotar alguns hábitos, dentre os quais estão os seguintes: dieta baixa em gorduras, evitar o consumo de farinhas refinadas, descansar, reduzir o nível de estresse e praticar atividades físicas.

8 chás para desintoxicar o organismo

8 chás para fazer uma 'limpeza' no seu organismo
Foto: Reprodução/ internet
Além de adotar hábitos saudáveis, como descanso adequado, alimentação saudável e prática de exercícios, a inclusão de algumas ervas medicinais também pode nos ajudar a limpar o organismo.
Tomar uma xícara de chá, 30 minutos antes ou depois das refeições, pode ser útil para limpar o organismo e manter o fígado saudável. Confira a seguir quais são os melhores chás para fazer uma limpeza no seu organismo:

Dente-de-leão

O dente-de-leão contém propriedades anti-inflamatória, reparadora e laxante. Esta erva medicinal serve para desintoxicar o fígado, depurar o sangue e age como um tônico para o organismo.
A indicação é de no máximo três xícaras de chá de dente-de-leão ao dia, sempre 30 minutos depois da refeição.

Folhas de morango

As folhas de morango possuem efeitos diuréticos, eliminam as toxinas acumuladas no organismo e reduzem os níveis de ácido úrico. Os seus benefícios são potencializados com a mistura, em partes iguais, com folhas de menta ou de mirtilos.
Recomenda-se tomar uma xícara deste chá ao dia.

Chá verde

As propriedades do chá verde ajudam no processo de emagrecimento, combatem o envelhecimento precoce, colaboram com a circulação sanguínea e ajudam na eliminação das impurezas do organismo.
Além disso, alguns estudos indicam que este chá é anticancerígeno e reduz o acúmulo de gordura no fígado.
Recomenda-se que o consumo do chá verde não seja realizado após as 18 horas, uma vez que pode causar problemas no sono.

Sabugueiro

Devido às suas propriedades diuréticas e depurativas, as folhas desta árvore são utilizadas para acalmar os nervos, melhorar a digestão e eliminar as toxinas do organismo.
O chá é preparado com uma parte de folhas de sabugueiro e outra parte de camomila. A indicação de consumo é de até três xícaras ao dia.

Tomilho

O chá de tomilho serve para tratar problemas de má digestão e nervosismo, além de melhorar o funcionamento do fígado e da vesícula biliar. Este chá elimina as toxinas do organismo através da urina;
A indicação de consumo é de até três xícaras ao dia.

Alcachofra

A alcachofra contém propriedades protetoras e regenerativas do fígado. O chá desta planta também previne a hepatite, a diabetes, o sobrepeso e a insuficiência hepática.

Cavalinha

O chá de cavalinha contém muitas propriedades que ajudam a limpar o organismo. Recomenda-se o preparo de um chá com uma colher desta planta e uma de hortelã, menta ou erva-doce.

Cardo-mariano

Também conhecido como “guardião do fígado”, o cardo-mariano cura problemas do fígado e da vesícula, reduz as inflamações e elimina as toxinas através da urina.